quarta-feira, 4 de julho de 2012

Incontinência Urinária Feminina


Já aconteceu com você???



Episódios de perdas urinárias durante a prática de exercícios físicos são mais comuns que podemos imaginar. Mulheres possuem fatores físicos que favorecem esse tipo de situação. Pequenas perdas urinárias ocorridas durante a prática de exercício físico pode ser devido ao desequilíbrio de músculos localizados na bacia. Esses músculos são chamados de Músculos do Assoalho Pélvico ou Períneo, e possuem a função de sustentar órgãos da cavidade pélvica, além de manter íntegro o funcionamento da bexiga e do intestino.

A busca intensiva pela saúde e pelo corpo em forma, muitas vezes nos expõe a conseqüências que pode vir a interferir diretamente na nossa qualidade de vida.


Alguns exercícios exigem certa postura para serem executados da forma correta isso pode gerar uma sobrecarga nos músculos do assoalho pélvico, e essa sobrecarga pode causar a perda urinária. Constantemente somos orientados a manter o abdômen contraído, e essa contração faz com que os órgãos internos se deprimam fazendo uma força contra a bexiga e assim deixando a mulher exposta à perda urinária. 


Exercícios específicos de fortalecimento do assoalho pélvico promovem uma melhor consciência corporal feminina, impedindo que ocorram novos episódios de perda de urina fazendo com que a mulher se sinta mais apta a manter a prática de atividades físicas sem correr esse risco novamente. 


Para o sucesso do tratamento fisioterápico, os exercícios que desenvolvem fortalecimento dos músculos que compõem o assoalho pélvico exigem comprometimento da paciente, e mais ainda, exige que profissional habilitado na área. A terapia deve ser individual para que se possa ensinar corretamente a forma de contração desses músculos, de maneira que a paciente possa conhecer o seu corpo e resolver suas dúvidas em relação a essa disfunção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário