quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FISIOTERAPIA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA INFANTIL



Incontinência Urinária Infantil
É aceitável que o amadurecimento da bexiga da criança ocorra até os 5 anos de idade, no entanto há crianças que já não urinam na roupa com 1,3 ou 4 anos. Isto vai depender do desenvolvimento do sistema nervoso central de cada uma. Entretanto, o não amadurecimento da bexiga levará a perda urinária. Este quadro pode promover constrangimento social, restrição ao desenvolvimento, diminuição no rendimento escolar e problemas psicológicos importantes na vida da criança.

Sinais e sintomas

Urinar na cama ao dormir, produzir urina em excesso à noite (comum em pacientes com deficiência do hormônio ADH), ter vontade de urinar e não conseguir segurar molhando a roupa, apresentar infecção urinária de repetição e apresentar refluxo de urina da bexiga para uretra (refluxo vesico-uretral).

Causa

A causa de incontinência urinária em crianças é desconhecida.

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia apresenta bons resultados no tratamento da incontinência urinária infantil, podendo chegar à cura dependendo do fator causal. Objetiva trabalhar a reeducação da bexiga, programar os horários de urinar, orientar sobre a ingesta hídrica e de alimentos que irritam a bexiga e treinar os músculos do assoalho pélvico através de exercícios lúdicos realizados ativamente pela criança com o objetivo de melhorar o quadro de incontinência urinária. 

Número de sessões de fisioterapia domiciliar ou na clínica

O número de sessões pode variar de acordo com o quadro do paciente, o comprometimento da criança e da família. Entretanto, normalmente são necessárias cerca de 20 sessões de fisioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário